(postado AQUI por Caroline Paier em 18 de Dezembro de 2024 )
Os softwares são parte integrante do nosso cotidiano. A complexidade desses sistemas está em constante ascensão, impulsionada por novas tecnologias e demandas de negócios.
Diante disso, torna-se essencial não apenas realizar testes, mas adotar uma abordagem estratégica.
Compreender, implementar e atualizar a estratégia de teste faz parte do nosso papel como testador!
Uma boa estratégia define as técnicas apropriadas, alocando os recursos de maneira eficiente, estabelecendo os critérios de entrada e saída em cada etapa do ciclo de vida do teste. A estratégia de testes não apenas guia o processo de testes, mas também oferece uma visão mais ampla do que é necessário para assegurar a qualidade de um sistema.
“Uma estratégia de testes sólida é a bússola do sucesso para garantir a qualidade dos nossos sistemas.”
A Estratégia de Testes deve abordar:
- Papel de cada um na equipe de desenvolvimento
- Objetivos de teste
- Tipos de teste em cada nível de teste
- Técnicas de teste
- Padrão de documentação
- O que será automatizado
- Ferramentas a serem utilizadas
- Métricas de teste e qualidade
Fatores-chave na escolha da melhor técnica:
Requisitos do Projeto: alinhamento com as necessidades específicas do projeto, e expectativas do cliente e partes interessadas.
Complexidade do Sistema: adaptação à complexidade do sistema, garantindo cobertura adequada de testes com a combinação de técnicas mais abrangentes.
Orçamento: consideração do custo e viabilidade financeira do projeto para ajustar o uso de técnicas que atendam ao orçamento, por exemplo, na escolha de ferramentas de automação.
Tempo de Projeto: adequação ao cronograma, equilibrando eficiência e precisão, prazos apertados podem restringir o tempo disponível para implementar e executar testes.
Experiência da Equipe: considerar a habilidade da equipe para implementar e gerenciar técnicas de teste.
Tipo de Sistema: Ajuste da técnica ao tipo de sistema (ex: web, móvel, embarcado), a escolha da técnica deve ser adaptada ao contexto específico do sistema em questão.
Escolher a técnica de teste certa é como resolver um quebra-cabeça: cada peça deve se encaixar perfeitamente para garantir o sucesso. Ao fazer escolhas estratégicas, economizamos tempo, recursos e garantimos a qualidade do software!
Combinar várias técnicas de teste é fundamental para alcançar uma cobertura completa e garantir a qualidade!
O objetivo de uma técnica de teste é ajudar a identificar as condições de teste, os casos de teste e os dados de teste. Geralmente usamos uma combinação de técnicas de teste para obter os melhores resultados do esforço de teste!
Para escolher a melhor técnica precisamos conhecer estas técnicas, e este é um assunto para o próximo artigo…
Comentários
Postar um comentário